segunda-feira, 14 de agosto de 2023

PENSANDO AO CONTRÁRIO

    Ouvimos dizer que "é de pequeno que se torce o pepino". Penso que  desde os primeiros aninhos de vida a criança deveria ser  educada a gostar de ler, começando em casa com a ajuda dos pais e incentivado pelos professores na fase escolar.




     É um trabalho conjunto, entre pais e professores, que forma bons leitores. Infelizmente, sem essa parceria estaremos formando cidadãos fast food, traduzindo para o português, comida rápida; parafraseando para o nosso contexto, cidadãos imediatistas. Querem tudo para o agora, não se importando se isso será bom ou ruim. Não refletem sobre as consequências dos seus atos, pois têm dificuldade de refletir, de pensar. O que importa para essas pessoas é o prazer do momento, vivem somente do hoje e esquecem que existe um amanhã. E quando o amanhã vier o que será dessas pessoas? Com certeza serão marionetes de pessoas que pensam em favor de si próprias.     

    Como diz o título de um filme "Assim Caminha a Humanidade". A mão que conduz o berço é a mesma mão que conduz a humanidade. Infelizmente as rédeas do mundo estão nas mãos de poucos. Cabe aos pais e aos educadores, e aqui me incluo, proporcionar àqueles que estão sob a nossa tutela, pensar ao contrário e assim, se possível, salvar alguns. Somente a leitura de bons livros poderá formar novos pensadores, cidadãos que nadem contra a correnteza.

 "A literatura aponta caminhos e é de fundamental importância que nosso país seja pensado e repensado através da literatura." Jackson da Mata
 
 
                                                                                                        Marlon Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LI E RECOMENDO